31 de out. de 2007

A HISTÓRIA DA BANDEIRA DE ISRAEL

História do design: A bandeira do Estado de Israel inclui duas faixas azuis sobre um fundo branco com o escudo (Estrela) de Davi (em hebraico: Maguen Davi) no centro. Este design foi apresentado pela primeira vez em Rishon LeZion, em 1885, e também foi usado no Primeiro Congresso Sionista, em 1897 (Enciclopédia Judaica, 1971). Foi inspirada na talit (xale de orações com listas azuis, usado pelos judeus durante as orações) como um símbolo. A Estrela de Davi é o símbolo comum do Povo de Israel desde os tempos bíblicos. A bandeira foi adotada oficialmente em 28 de Outubro de 1948 (Tishre 25, 5709) pelo palestrante do Conselho de Estado Provisório.Especificações da Bandeira Padrão: Dimensões: 220 cm x 160 cm, em fundo branco. Duas faixas azuis horizontais de 25 cm de largura cada, estampadas a 15 cm das bordas. O Escudo de Davi, composto de dois triângulos eqüilaterais intercruzados, fica localizado no centro da bandeira. Ele tem 69 cm de cima a baixo, tendo cada lado 60 cm de comprimento. A cor das faixas e da estrela pode variar de azul a azul-escuro.

2 comentários:

TESHUVAH disse...

https://toraheterna.blogspot.com/2016/07/a-verdade-sobre-estrela-de-daviideias.html

TESHUVAH disse...

A "Estrela de Davi" também possui outros nomes, como: Hexagrama, Estrela Judia, Magen David, Estrela de David. Entretanto, afirmam os estudiosos, que esta estrela jamais foi usada pelo rei Davi para absolutamente nada, quem usou para fins ocultistas foi Salomão. O verdadeiro símbolo do povo judeu sempre foi o Menorah, que é o candelabro de sete braços.


Na verdade o Hexagrama é um símbolo muito anterior ao surgimento de Israel, remonta o tempo das primeiras civilizações, podendo até ser encontrado em tábuas sumérias e outras mais.





Tábua Sumeriana

O Haxagrama também pode ser encontrado em

outras civilizações (que não são judias), mas que ainda assim, são anteriores ao atual estado de Israel (fundado em 1948).

Não temos espaço para mostrar todas as imagens de povos que utilizavam o Hexagrama, mas o número é incrível, indo desde os mongóis até os cruzados da Igreja Católica, passando pelos tibetanos, marroquinos e muitos outros.

Na verdade este símbolo passou a ser representante de Israel no ano de 1864, quando judeus vienenses o ofereceram para que o imperado germânico Ferdinand III pudesse homenagear os Judeus de Praga, por causa da Guerra dos Trinta Anos (em que eles tinham ajudado). Depois, o símbolo se espalhou e tomou conta de toda Israel (povo, não país, pois o Estado de Israel só foi proclamado, em 1948), incluindo sinagogas, festas, e tudo mais.

O que pouca gente sabe é que o símbolo não foi aceito por vários rabinos, que se opuseram fortemente por saber que se tratava de um símbolo pagão, entretanto, influenciados pela popularidade que o símbolo tinha ganhado por estar estampado na casa de pessoas influentes, as vozes dissonantes foram abafadas e o símbolo tomou fôlego.

Em 1897, o símbolo se tornou o representante do Movimento Sionista. Como muitos sabem, o Movimento Sionista tem suas raízes na Maçonaria. Existe um livro maçônico chamado "A Segunda Milha" que, diz: "a estrela de seis pontas é um símbolo muito antigo, e um dos mais poderosos". Sem sombra de dúvidas, a "Estrela de Davi" tem suas raízes na Maçonaria, que por sua vez, tem raízes no Ocultismo da Antiguidade.